7 Coisas que aprendi com o meu 1º emprego

large (1).jpg

Um marco muito grande na minha vida foi quando saí do ensino médio e fui à procura do meu primeiro emprego! Depois de seis meses mandando currículo, participando de vários processos seletivos e algumas entrevistas, fui contratada como aprendiz em um hospital bem reconhecido aqui em São Paulo. Essa mudança foi totalmente nova pra mim, é deixar a adolescência de lado e começar a se tornar um adulto. Recebi diversas recomendações e conselhos, mas tudo fez mais sentido na prática. Depois de 1 ano e 4 meses de trabalho, olho pra trás e vejo que me tornei uma pessoa bem melhor, e queria compartilhar um pouco da minha experiência aqui no blog!

  1. Respeito é TUDO

Respeito é algo em que falamos muito e às vezes fazemos pouco. Ou nos ensinam a ter e só nos tocamos que é realmente preciso quando estamos sujeitos à uma situação que requer respeito do outro. Você pode não gostar da pessoa com a qual trabalha, mas deve com certeza respeitá-la. Até porque você pode precisar de ajuda a qualquer momento. E além disso, vamos para a empresa quase todos os dias. Não dá para viver num clima ruim. Use a política da boa vizinhança sempre.

2. Humildade e Simpatia, sempre!

Acho tão feio quem passa de um lado pro outro com o nariz nas alturas sem dar um “bom dia” para as pessoas a sua volta. Desculpa, mas independente do cargo, todos têm o seu valor. Não tem o porquê menosprezar alguém, independente de quem seja. Isso machuca, e também trás uma imagem ruim de você.

3. Dê o seu melhor e aprenda tudo o que puder!

Interesse e dedicação, sempre, para qualquer coisa! Pessoas que se esforçam são reconhecidas e valorizadas. Tá, às vezes nem sempre, mas aprendi desde pequena que tudo o que vier, preciso dar o melhor para fazer! É muito legal quando a pessoa se esforça para aprender todos os dias, pois também agiliza e facilita o trabalho.

4. Saiba diferenciar “Colegas” de “Amigos”

Nem todos ali são seus amigos. Têm muitos lobos disfarçados de ovelhas esperando uma brecha para te prejudicar. Tenha muito cuidado com o que fala e para quem fala. Claro que há exceções e que é possível fazer amizades que duram, mas no geral… tome cuidado e saiba diferenciar o colega do amigo!

5. Sobre o namoro na empresa…

Pode ser um problema! Namorar escondido é complicado, pois chega uma hora que você quer comentar a foto daquela pessoa ou trocar o status do relacionamento e “não pode”. Se a empresa não permite relacionamentos entre funcionários, vale a pena repensar e ver o que é mais importante pra você. Há empresas que não ligam, desde que não atrapalhe o desempenho e o ambiente de trabalho. Mas de qualquer maneira, se os dois não quiserem “divulgar”, não há necessidade de mentir sobre isso. Prefira ser discreto e não querer comentar sobre o assunto ao invés de mentir sobre a pessoa com quem você está! Para uma mentira, é preciso de várias outras para sustentar a primeira. E quando vier a tona, ficará muito feio e com certeza trará uma imagem negativa sobre vocês.

6. Não falte e não se atrase!

Saia mais cedo de casa, deixe de tomar o café da manhã, deixe para se maquiar no ônibus (fiz isso tantas vezes…), mas por favor não chegue atrasado no serviço! É tão chato! Claro que às vezes não tem como evitar, acontece e tudo bem! Mas não falte e se atrase por besteira. Isso também vale para o horário de almoço… Cumpra sempre o horário certinho, e quando acontecer alguma emergência, você terá um crédito!

7. Não confunda o lado pessoal com o lado profissional

O chefe, supervisor, colegas vão dar um toque, uma chamada ou uma bronca quando for preciso. Mas isso é referente ao seu trabalho, não com a sua pessoa. O mesmo vale para a sua avaliação sobre seu colega, seja honesto e não queria prejudicar ninguém. Saiba separar o pessoal do profissional.

Se eu pudesse voltar no tempo, teria feito coisas diferentes! Mas é vivendo que se aprende! Sou muito grata aos meus colegas pela paciência que tiveram comigo e pela ajudar que tive sempre que precisei!

Se você gostou das minhas dicas ou tem mais algumas para acrescentar, deixe aqui nos comentários! Um beijo e até o próximo post! (:

Facebook – Instagram – Twitter – Snapchat: whatnathydid

8 comentários sobre “7 Coisas que aprendi com o meu 1º emprego

  1. nannyran disse:

    Muito legal seu post!! Tb aprendi demais com meu primeiro emprego e aprendo todos os dias agora no meu segundo… Já são quase 7 anos e tenho certeza de q ainda tenho muito a aprender… Suas dicas são ótimas pra quem ta ingressando agora nesse universo… Parabéns! bjs

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s